Um arquiteto precisa saber desenhar?

Um arquiteto precisa saber desenhar?

Ser arquiteto é uma profissão que atrai milhares de estudantes todos os anos.

Afinal de contas, ser um arquiteto é uma profissão que mistura arte e precisão, a arquitetura ainda é extremamente atraente para alguém que deseja fazer algo que seja diferente, que tenha um viés artístico, mas que ainda assim permita uma boa ascensão de carreira e perspectivas atrativas de salário.

Dentro desse contexto, uma das dúvidas mais comuns entre estudantes que desejam ingressar em um curso de arquitetura. É em relação às habilidades necessárias para ser um bom arquiteto e também para cursar o curso de arquitetura.

Isso porque o maior receio de quem entra na arquitetura é precisar desenhar, algo que muitos não sabem e também possuem dificuldade para aprender.

E é pensando nisso que reunimos aqui uma série de informações para mostrar a você um panorama sobre as exigências. E como hoje são feitas para o profissional e também para o estudante de arquitetura. Tudo para que você descubra se ter habilidade com o desenho é ainda algo essencial para quem faz arquitetura. Ou se isso é coisa que já ficou no passado.

Afinal de contas, um arquiteto precisa ou não saber desenhar?

Arquiteto

Uma das grandes dúvidas, de quem deseja se tornar um arquiteto é em relação às habilidades de desenho. Isso porque muita gente que não sabe desenhar deseja ingressar na profissão e tem medo de que isso seja um impedimento para o exercício das atividades enquanto arquiteto e até mesmo para conseguir cursar a faculdade de arquitetura.

Para a entrada em algumas faculdades, como é o caso da USP. Ainda há exigência do conhecimento de desenho para a realização de uma prova específica, por exemplo. Porém, dentro do mercado de trabalho a verdade é que saber desenhar à mão hoje já não é mais tão importante, de forma que isso não deve ser um impedimento para que você entre na profissão.

Isso porque hoje os arquitetos utilizam uma grande variedade de softwares para fazer os seus projetos, de forma que a planta feita à mão já não faz mais parte da realidade da profissão.

O que pode acontecer é você precisar de algumas habilidades com o desenho para a realização de trabalhos na faculdade. Mas nunca é demais fazer um curso de desenho arquitetônico para pegar os conceitos e as técnicas básicas de desenho.

Mas se na mão a habilidade no papel não é grande, você ainda vai conseguir ser um bom arquiteto. Hoje os desenhos são praticamente todos feitos em ferramentas digitais. Desta forma o conhecimento de seu funcionamento sim é importante para a sua formação e a sua atuação enquanto profissional.

Por isso mesmo, se você desenha mal, não desista, pois isso não impede para a boa realização da sua profissão.

Clique aqui e Siga-nos no Facebook: Dicas Truques e Fatos

Envie seu comentário